home > dicas

Dicas

Como cuidar melhor das suas roupas

Lavagem

Não deixar que a roupa fique muito suja antes de lavar. Manter sempre a roupa seca e arejada antes de lavá-la. Esvaziar os bolsos, desabotoar a peça e levantar a gola. Não colocar roupa em excesso na lavadora. Não chegar nunca à temperatura indicada como máxima.

Lavagem à mão

Nas primeiras lavagens a roupa pode soltar tinta, então, é recomendável lavá-la sozinha. Lavar sempre em água fria e não deixar de molho. Deixar que o sabão ou detergente se dissolva completamente antes de introduzir a roupa. Não torcer a roupa, só pressioná-la com suavidade. Enxaguar bem.

Água sanitária

Antes de usar água sanitária, observar bem as instruções da etiqueta. Usar somente com água fria e, no máximo, por uma hora. Não usar recipientes de ferro, cobre ou latão.

Passar

Separar a roupa conforme as instruções da etiqueta e começar a passar com a temperatura mais baixa. Para mudar de uma temperatura alta para uma baixa, esperar alguns minutos. Passar com a roupa ligeiramente úmida. Eliminar, com um pano úmido, qualquer resíduo que esteja ao ferro de passar,antes que o mesmo esfrie.

Como conhecer os tecidos

Tecidos naturais

Encolhe se for lavada a altas temperaturas e deforma se colocada para secar pendurada. Vantagens: bom isolante térmico, grande poder de absorção e grande capacidade de recuperação. Inconvenientes: tende a enrijecer e amarelar.
Algodão
Encolhe se for lavado a altas temperaturas, resiste bem ao ferro e, se for colorido, deve ser lavado pela primeira vez sozinho. Vantagens:fresco, flexível e resistente. Inconvenientes: não retém bem as cores e tende a amassar.
Linho
Deve ser lavado à mão, nunca deve ser centrifugado nem lavado a altas temperaturas. Resiste bem ao ferro. Vantagens: fresco, agradável ao tato e resiste bem à sujeira. Inconveniente: grande tendência a amassar.
Seda
Não admite temperaturas muito altas nem deve ser centrifugada. Caso apresente manchas rebeldes, requer a atenção de um profissional. Passar sem vapor e com ferro a baixas temperaturas. Vantagens: forte, leve, de toque agradável e retém bem as cores. Inconvenientes: deve ser lavada sem esfregar e é sensível ao suor.

Tecidos artificias

Acetato, Rayon e Viscose
Não devem ser centrifugados para evitar deformações. Vantagens: têm um toque sedoso e fixam bem as cores. Inconvenientes: baixa resistência à umidade, queimam com facilidade e concentram eletricidade estática.

Tecidos sintéticos

Poliéster, Nylon E Lycra
Altamente sensíveis ao calor, devem ser lavados em água morna e passados a baixas temperaturas, sem vapor. Vantagens: muito resistentes, amassam pouco e retêm bem as cores. Inconvenientes: queimam com facilidade e concentram eletricidade estática. Esta informação se refere a tecidos puros. Em caso de misturas, é necessário observar o percentual de cada matéria-prima na roupa em questão e aplicar um tratamento combinado.

Normas gerais para todos os tecidos

As altas temperaturas são sempre PREJUDICIAIS aos tecidos. A centrifugação e a secagem direta ao sol tendem a DESCOLORIR as roupas. Nunca tente remover manchas rebeldes. LEVE A ROUPA a um especialista. Os alvejantes são preferíveis à águas sanitárias, que desgastam as fibras da roupa. Lave sempre a seco as roupas que têm forro e/ou entretelas. Use sabão neutro para lavar tecidos delicados. Dissolva bem o sabão para que este não produza manchas.

O que dizem as etiquetas

Lavagem

Lavagem à mão ou à máquina. O número indica a temperatura máxima de lavagem. Uma linha abaixo da cuba proíba a centrifugação. Lavar somente à mão. Proibido lavar.

Água sanitária

Permitida a utilização de água sanitária. Proibido utilizar água sanitária.

Passar

Temperatura máxima 200º C. Temperatura máxima 150º C. Temperatura máxima 110º C. Proibido passar.

Lavagema a Seco

Limpeza com todos os solventes habituais. Limpeza com essências minerais, cloroetileno e solventes fluorados. Limpeza só com essências minerais. Uma linha abaixo do círculo indica restrição ao uso de água, temperatura e centrifugação. Proibida a lavagem. Deixar em mãos de profissionais.

Secagem

Permitido o uso de secadora. Não usar secadora. Secar estendido no varal. Pendurar sem torcer. Secar na horizontal. Sem torcer.

Particularidades de cada tipo de couro

Vacum Vestuário
Couro acabado com resinas acrílicas pigmentado e fixado com nitrocelulose. Couro com boa resistência à abrasão, fricção seca e úmida. Este couro tem alguma resistência à água (chuva) e pode ser limpo com pano úmido e detergentes neutros.
Arizona
Couro com acabamento muito natural, pigmentado. Assemelha-se ao processo do nubuk, porém possui um leve acabamento para melhorar as características físicas do mesmo. Próprio para o frio, mas deve-se ter cuidado com água (chuva) – não possui resistência contra a mesma. Acabamento fosco com resinas de polioretano que melhora a solidez.
Naked, Aviador ou Fênix
Naked - Couro bem macio, com acabamento graxo, toque quente e natural à base de silicone. Para ter estas características é imprescindível a espessura estar acima de 0,9mm, por isso, ele é um pouco pesado. Couro para dias bastante frios com pouca resistência à água (chuva). Aviador é um couro acabado à base de caseína, desgastado no curtume e polido em máquina para dar transparência e naturalidade. A diferença da quebra do grão da flor (de pele para pele e na mesma pele) é que dá as características naturais deste couro, artigo este que também tem pouca resistência à água (chuva). No caso do couro Fênix, já é oferecida uma resistência melhor à água (chuva).
Diesel
Couro acabado com resinas acrílicas, porém com pequena quantidade de pigmento. Tem alguma resistência à água - chuva (menos que o vacum), por ser um acabamento à base de corante bastante natural e deixar transparecer a flor de couro.
New Velano
Couro quase sem nenhum acabamento. Acabamento com pouca resistência física, porem de visual bastante natural, para ser usado em dias secos. Protege do frio, mas não tem resistência à água (chuva).
Country
Couro com pouco acabamento e base de anilina e resina acrílicas. Couro com aparência quebradiça, que é a característica do artigo. Apresenta algumas diferenças de tonalidades que é próprio deste acabamento. Tem pouca resistência à água (chuva).

Conserve corretamente sua jaqueta de couro

Como Guardar

Deve ser guardada com muito cuidado, para evitar que amasse. Se necessário usar um ferro de passar à temperatura máxima de 80º, colocando um pano entre a jaqueta e passando de leve. Não guarde a peça de couro em saco plástico. A falta de ventilação pode ocasionar descoloração e mofo, pois couro respira. Jamais guarde a jaqueta de couro úmida.

Chuva e umidade

Se a jaqueta de couro pegar chuva ou umidade deixe-a ventilar e secar à temperatura ambiente, nunca secá-la no calor direto, pode ressecar o couro e apodrecer.

Em caso de manchas

Leia o texto abaixo e saiba como agir quando acontecer imprevisto de manchas. Jamais utilize produtos de limpeza como detergentes, óleos ou álcool.

Dicas

Eliminando as manchas do couro

Uma mancha pode acabar com o visual de uma jaqueta de couro. Conserve-a eternamente com manutenção adequada.

Arranhão

Pode ser suavizado com cera de mesmo tom. Esfregue cuidadosamente.

Gordura

Cubra imediatamente com talco, deixando por muitas horas. Se não desaparecer, coloque papel de seda sobre a mancha e passe ferro, mudando sempre o papel de lugar.

Mofo

Limpe o pó e esfregue uma solução de vinagre branco e água. Deixe secar bastante e hidrate o couro com glicerina.

Tinta

Sai com álcool ou removedor de cutículas.

Manchas em couro colorido

Se o couro for claro, limpe-o com uma bucha de algodão embebida em água e creme dental Philips. Quando a mancha desaparecer, enxugue com um pano úmido. Claras batidas em neve também limpam o couro claro. Depois de seco, passe uma flanela.

Couro preto

Esfregue um pedaço de batata crua na mancha. Em seguida, passe pasta preta e lustre.

Antílope

Tire as manchas esfregando um pedaço de algodão com éter. Depois de completamente seco, passe uma lixa zero, insistindo nas partes que estiverem mais brilhantes.

Camurça

Além dos processos empregados para limpar o couro de antílopes, você pode também tirar as manchas com pão branco, esfregando-o vigorosamente. No caso de manchas de lama e barro, deixe secar primeiro depois escove ou esfregue uma lixa fina onde ficou lustroso. Manchas de óleo ou gordura saem com benzina. Depois, polvilhe com talco e, no dia seguinte escove vigorosamente.

Dicas

Para tirar manchas de vinho tinto do couro, deve-se esfregá-las cuidadosamente com algodão embebido em água morna e depois passar algodão com aguarrás, sem pressionar. Depois de seco, encere o couro com pomada na cor adequada.

Cuidados especiais com couro sem ou com pouco pigmento:

(marlboro, cow rancho, cow marble, arizona, fosca, cristal e nubuck.)

Sempre que se optar por estes artigos, deve-se tomar um cuidado maior, pois, apesar da beleza que oferecem, apresentam limitações que devem ser respeitadas como: evitar apanhar chuvas, em caso de manchas ou sujeiras NÃO passar pano úmido para removê-las. Para limpeza deve-se procurar serviços profissionais na área. Evitar contato direto destes couros com peças de roupas brancas, principalmente colarinhos, visto que a transpiração do corpo poderá proporcionar a migração dos corantes do couro para o tecido. Evitar contato direto com o pelo do couro, pois poderá atrair a oleosidade natural da mesma. Lembre-se: couro respira!

Publicidade3 Publicidade4